Curso 06 - Oficina de Capacitação de Professores da Educação Básica das Redes Municipais e Estaduais sobre os Tópicos e Descritores das provas Brasil e SAEB: Entendendo as habilidades e competências solicitadas

1

Módulo

10

Tópicos

16Hrs

Duração Hora Aula

Online e Presencial

Método

Objetivo

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é o instrumento que mede a qualidade da educação básica em todos os estados, municípios e escolas no Brasil, nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. Trata-se de um dos eixos do PDE (Plano de Desenvolvimento da Escola) que permite realizar uma transparente prestação de contas para a sociedade de como está a educação em nossas escolas. Em razão disso foi criada a avaliação denominada Prova Brasil que possibilita retratar a realidade de cada escola, em cada município. Tal como acontece com os testes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), os da Prova Brasil avaliam competências construídas e habilidades que devem ser desenvolvidas na educação básica.

De acordo com os pressupostos teóricos que norteiam os instrumentos de avaliação, a Matriz de Referência é o referencial curricular do que será avaliado em cada disciplina e série, informando as competências e habilidades esperadas dos alunos. Ressalte-se que não é importante que os alunos adquiram as habilidades requeridas apenas para a realização das provas ou aumento do índice da escola avaliada, mas, principalmente, porque se tratam de habilidades e competências essenciais para a vida deles, para que possam desempenhar o seu papel de cidadão, com conhecimentos essenciais requisitados ao longo de suas vidas.

Considerando-se que os cursos de Graduação oferecidos, geralmente, não preparam o professor para a prática educativa, pois formam o químico, o físico, o matemático, etc, mas não o professor, como se adquirir conhecimento fosse suficiente, o curso será de grande valia para subsidiar a prática em sala de aula, não somente para o preparo dos alunos, mas como forma de reflexão da prática do professor.

Por isso, a presente capacitação destina-se a preparar os professores da educação básica para conhecerem as competências e habilidades exigidas nas provas avaliativas e, assim, ministrarem as aulas baseando-se nelas visando a uma formação completa dos alunos da educação básica.

Dinâmica do Curso

O curso será ministrado com a apresentação das habilidades/competências exigidas nas provas e descritas na Matriz de Referência com questões de provas que ilustram as habilidades requeridas. Também haverá atividades para que os professores possam analisar qual habilidade foi requerida nas questões apresentadas. Além disso, serão apresentadas sugestões de como ensinar as habilidades para os alunos.

Público Alvo

Programação

– Credenciamento
– Recebimento e classificação das propostas
– Caso de empate das propostas
– Lances verbais
– O desempate ficto da LC nº 123/06
– Negociação para obtenção de preços mais vantajosos
– Reapresentação de planilhas de custos adequadas ao lance vencedor
– Desclassificação de todas as propostas. É possível a reapresentação das propostas na forma do art. 48, § 3º, da Lei nº 8.666/93?
– Desistência do certame
– Amostras do objeto são compatíveis com a celeridade do pregão?

– Requisito básico

– Competências necessárias

– Requisito básico

– Competências necessárias

– Requisito básico

– Competências necessárias

 – Características

– Composição (tópicos)

– Dimensões

Tópico I – Procedimentos de Leitura

* Descritores: D1 – D3 – D4  –  D6  –  D11

– Tópico II – Implicações do Suporte, do Gênero e/ou Enunciador na Compreensão do Texto

* Descritores D5 – D9

Tópico III – Relação entre Textos

* Descritor D15

– Tópico IV – Coerência e Coesão no Processamento do Texto

* Descritores D2  –  D7  –  D8  –  D12

– Tópico V – Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido

* Descritores D13  –  D14

– Tópico VI – Variação Linguística

* Descritor D10

– Descritor 1 – Localizar informações explícitas em um texto – Exemplo/Como desenvolver a habilidade no aluno

– Descritor 2 – Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto

– Descritor 4 – Inferir uma informação implícita no texto

– Descritor 5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos, entre outros)

– Descritor 6 – Identificar o tema de um texto

– Descritor 7 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa

– Descritor 8 – Estabelecer a relação causa/conseqüência entre partes e elementos do texto

– Descritor 09 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros

– Descritor 10 – Identificar as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto

– Descritor 11 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato

– Descritor 12 – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por  conjunções, advérbios etc

– Descritor 13 – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados

– Descritor 14 – Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações

– Descritor 15 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido

Tópico I – Procedimentos de leitura

* Descritores D1 – D3 – D4 – D6 – D14

– Tópico II – Implicações do suporte, do gênero e/ou enunciador na compreensão do texto

* Descritores D5 – D12

Tópico III – Relação entre textos

* Descritores D20 – D21

– Tópico IV – Coerência e coesão no processamento do texto

* Descritores D2 D10 D11 D15 D7 D8 D9

– Tópico V – Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido

* Descritores D16 D17 D18 D19

– Tópico VI – Variação Linguística

* Descritor D13

– a Textualidade

– a Pontuação e outras notações (diferença efeito gramatical e de sentido)

– a Variação linguística

– os Gêneros textuais

Preparado para começar?

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