Início » Curso 12 – Comunicação Interpessoal e Assertiva: Como comunicar-se de forma clara, honesta e eficaz e reduzir conflitos
Uma comunicação eficaz ocorre quando a pessoa que comunica demonstra autoconfiança e sabe expressar sua opinião de forma clara, identificando com segurança quais são as ações mais adequadas para determinado momento. A comunicação é uma excelente ferramenta para o desenvolvimento das relações humanas, seja em âmbito pessoal ou profissional. Existem alguns fatores capazes de influenciar na sua eficiência e a assertividade é um deles. No ambiente de trabalho, refere-se à habilidade do profissional em expressar suas ideias e mensagens, seja através da fala ou de gestos, com firmeza, segurança e respeito, sem espaço para dúvidas, ruídos, conflitos, desentendimentos e agressividade. Por isso, a palestra visa a apresentar os principais problemas da comunicação, bem como os mecanismos para melhorá-la utilizando-se de uma comunicação assertiva.
– Conceito de comunicação assertiva
– Elementos do processo comunicativo
– Estilo agressivo de comunicação
– Estilo passivo
– Estilo passivo-agressivo
– Estilo respeitoso-assertivo
– Conhecimento do assunto
– Comunicação
– Processos de Comunicação
– Comunicação Verbal e Não-Verbal
– Receptividade
– Resistência
– Importância da empatia
– Os erros de português